top of page

A Fé que move montanhas (Marcos 9:14-27)

  • Foto do escritor: PIBI
    PIBI
  • 20 de out. de 2019
  • 6 min de leitura

INTRODUÇÃO

Nesse texto vemos a história de um pai desesperado por conta de seu filho que estava endemoniado. Este mesmo pai, tinha ouvido falar de Jesus, e havia levado o seu filho aos discípulos de Jesus, mas estes não conseguiram expulsar o demônio. Então, ao avistar o próprio Jesus, correu em direção deste para que Jesus expulsasse o demônio de seu filho.

Então, ao clamar a Jesus, ele disse: “Muitas vezes o espírito o tem lançado no fogo e na água para matá-lo. Mas, se PODES fazer alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda- nos.” Jesus então o retrucou “Se podes?, Disse Jesus. “Tudo é possível ao que crê”. Imediatamente então, o pai do menino exclamou: “Creio! Ajuda-me a vencer a minha incredulidade!” Se observarmos bem, há aqui uma importante lição sobre fé!

1) Os problemas e preocupações esfriam nossa fé!

Ora, o pai do menino já tinha ouvido falar sobre o que Jesus já havia feito, sobre os milagres que Jesus realizou e todo o seu grande poder de cura e libertação. Ele sabia que Jesus tinha poder e era enviado de Deus, mas mesmo assim, ele teve dificuldades para crer que Jesus poderia curar e libertar o seu filho do demônio que o estava possuindo.

Muitas vezes, nós, somos assim também, sabemos que temos um Deus grande, poderoso, que pode todas as coisas, mas é só alguma aflição, problema, ansiedade ou a preocupação nos acometer que já perdemos a fé, já começamos a esfriar na fé, a achar que Deus não está conosco, que Deus não está olhando para nós ou algo do tipo.

Não podemos, assim como o pai desse menino, nos deixar influenciar pelo o que acontece de ruim em nossas vidas, ou pelo que ainda não aconteceu, ou pelas preocupações, anseios ou problemas, devemos sempre lembrar que somos filhos de Deus e que Deus nunca nos abandonou e nunca nos abandonará em nenhum momento de nossas vidas, porque Ele nos ama e cuida de nós.

Às vezes a gente fica pensando: Por que isso aconteceu comigo? Por que essa doença acometeu a um familiar meu? Por que eu bati o carro? Mas devemos pensar também, por que isso não aconteceu? A chuva cai sobre os justos e os injustos e para tudo há um propósito debaixo dos céus, até mesmo para coisas ruins que acontecem conosco, pois, nem tudo o que é ruim é totalmente ruim, com a dificuldade e os problemas vem também o aprendizado e o amadurecimento! Tudo está sob o controle do nosso Deus.

Os problemas vêm para nos preparar para o que há de vir. Alguns versículos que falam sobre a provação e como devemos nos portar diante dos problemas:

Isaías 48:10 -“Eis que Eu mesmo te refinei, todavia, não como a prata; Eu te provei na fornalha da aflição.”

Salmos 66:10 -“Pois Tu, ó Deus, nos puseste à prova, purificaste-nos como se purifica a prata.”

Tiago 1:2-4 – “Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.”

1 Pedro 1:7 – “Assim acontecerá para que a sinceridade da vossa fé seja atestada, muito mais preciosa que o ouro que se corrompe, ainda que refinado pelo fogo, resultando em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado.”

Encare os seus problemas e aflições a partir de agora como provações. Provas do seu amor para com Deus! Mostre aos seus problemas que eles são pequenos comparados ao tamanho do Deus que você serve e que independente do que te aconteça, que Deus é a sua fortaleza e a sua força! Deus é aquele que sonda os corações, que procura por servos fiéis que não o abandonam quando os problemas chegam e também quando as coisas estão indo bem. Encare os seus problemas com fé! Ore, entregue a Deus aquilo que te aflige e descanse em Deus, saiba que tudo que acontece nessa vida, só acontece se Deus permitir, e tudo está sob o seu controle!

2) Não podemos ter dúvida, devemos crer!

Quando o pai do menino vai pedir a Jesus para que este dê libertação ao seu filho, ele diz “Mas, se podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos”. Ao dizer “se podes”, o pai do menino está ao pedir, duvidando de que Jesus possa realmente fazer um milagre, duvidando de que Jesus possa realmente libertar e curar o seu filho.

Jesus então, prontamente pergunta: “Se podes?” e logo afirma “Tudo é possível ao que crê”.

Tiago 1:5,6–“E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte.”

Mateus 21:22 – “E, tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis.”

Nós também somos assim, as vezes oramos e já oramos desacreditados de que Deus realmente irá nos dar aquilo que estamos pedindo! Não podemos duvidar de que Deus vá ou não fazer, devemos crer! Crer que se for da vontade de Deus iremos receber. Orar com fé, pedindo, crendo que iremos receber se for da vontade de Deus.

Andar com fé, sabendo que não importa o que aconteça, somos inabaláveis, porque Deus está conosco e é dEle de que nós precisamos! Devemos CRER! Devemos crer que Deus pode curar, que Deus pode libertar, que Deus pode restaurar, que Deus pode fazer o milagre que tanto precisamos, se assim for a sua vontade.

No entanto, devemos entender que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável, e que quando não acontece algo que tanto ansiamos e pedimos, é porque não é o tempo de Deus ou porque não é o melhor para nós e diante disso não devemos nos frustrar, afinal de contas, somos apenas humanos falhos e imprecisos enquanto temos um Deus grande e que sabe de todas as coisas e de tudo que irá acontecer, que tem tudo sob as suas mãos e sob o seu controle.

Hebreus 11:6 –“Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.”

3) Devemos clamar a Deus para vencer nossas incredulidades!

Quando Jesus prontamente pergunta: “Se podes?”, e, logo após afirma “Tudo é possível ao que crê”, imediatamente o pai do menino exclama: “Creio, ajuda-me a vencer a minha incredulidade!” Devemos clamar a Deus pedindo que nos ajude a vencer as nossas incredulidades, clamar para que Deus nos dê mais fé, pois, diante do que vivemos e temos visto no mundo de hoje, é muito difícil não se abalar.

Ligamos a TV e vemos novelas que tentam normalizar o adultério. Assistimos um jornal e só ouvimos sobre tragédias, mortes, homicídios, roubos, dentre outras coisas. As músicas que as pessoas têm ouvido falam “Traí, traí, traí sim, e trairia de novo”. O mundo está cada vez mais de cabeça para baixo. As pessoas estão cada vez mais se esfriando e se afastando dos princípios bíblicos, da palavra de Deus e da igreja.

Mateus 24:12 –“E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.”

A própria bíblia já nos alerta para esse momento, onde a volta de Jesus se aproxima cada vez mais. Devemos clamar a Deus para que nos dê cada vez mais fé, para que o Espírito Santo preencha cada vez mais nossas vidas, pois, o mundo onde estamos vivendo está cada vez mais mau e cruel. Não devemos nos deixar abalar pelo mundo lá fora, mas manter a nossa fé firme e constante no Senhor Deus Todo Poderoso a quem servimos.

1 João 2:24,25 –“Portanto, o que desde o princípio ouvistes permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis no Filho e no Pai. E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.”

Jamais abandonar a Deus, pois Ele nunca nos abandonou e nem nunca nos abandonará. Deus é fiel e devemos ser fiéis a Deus também. Independente do que aconteça no mundo em que vivemos, devemos sempre que possível honrar a Deus através de nossas vidas e pedir sempre em oração para que eles nos dê mais fé, para que sejamos inabaláveis diante do mundo em que vivemos, mostrando as pessoas lá fora através de nossas vidas, o poder da fé em Cristo Jesus, nosso Senhor e Salvador. Devemos, portanto, sempre pedir a Deus força e fé para vencer nossas incredulidades e aquilo que nos afasta da fé em Cristo Jesus.

Posts recentes

Ver tudo
Há um só Deus! (Deuteronômio 6.4)

Assunto Geral: Deus. Assunto Específico (tema): Há um só Deus! Texto bíblico: Deuteronômio 6.4. Objetivo Geral: Evangelístico. Objetivo...

 
 
 
SOBRE NÓS

Uma igreja perto de você!

pibdeitaperuna@gmail.com

LOCALIZAÇÃO

(22) 3822-1500

 

Av. Cardoso Moreira, 691

Centro - Itaperuna-RJ

CEP: 28300-000

REDES SOCIAIS
  • Facebook ícone social
  • Instagram
bottom of page