top of page

A revelação visível do Deus invisível (Colossenses 1.1-23)

Assunto Geral: Jesus


Assunto Específico (tema): A revelação visível do Deus invisível!


Texto Bíblico: Colossenses 1.1-23

Objetivo Geral: Evangelístico

Objetivo Específico: Mostrar as pessoas que Jesus é a revelação visível do Deus invisível.


Proposição (grande ideia): Uma vida discipular vitoriosa mantem-se focada em Cristo e no amor fraternal, absorvendo todo o poder grandioso de Cristo para seu conforto e crescimento espiritual.


Introdução (captação)

Todos sabem que Deus é espirito, e por isso Ele não pode ser visto, por mais que os crentes, sedentos em sua fé, queriam ter uma experiência sobrenatural com o Criador. Mas será que se realmente Deus pudesse ser visto as pessoas acreditariam Nele? Será que não é mais fácil acreditar naquilo que não pode ser visto, do que naquilo que se vê? A verdade é que Jesus veio ao mundo, e como Filho de Deus, possui a mesma natureza de Deus, ou seja, a mesma essência. Isso quer dizer que no mundo, Jesus é a revelação visível do Deus invisível.

Esse fato lança luz para a fé cristã, de modo que, Jesus, o Cristo, é o que existe de mais importante para a fé a para a vida dos discípulos. Nesta passagem o apóstolo Paulo fala da necessidade dos discípulos permanecerem focados em Jesus Cristo. Ele ora para que seu poder os fortaleça e conclui dizendo que é necessário que os discípulos permaneçam firmes em Cristo Jesus, pois Ele é superior a todas as coisas existentes.


Desenvolvimento

O foco dos discípulos!

A fé em Jesus sempre esteve em xeque. De tempos em tempos a igreja é tentada a abandonar a importância do Cristo para a sua vida. A igreja em Colossos era muito conhecida pela extraordinária fé em Cristo Jesus e também pelo amor que tinham por todo o povo de Deus (v. 4). Os discípulos de Cristo não devem permitir que as divergentes opiniões sobre questões efêmeras impeçam de viver em comunhão e praticar o amor cristão.

A igreja pode e deve viver focada em Cristo e no amor fraternal porque aguarda com esperança o que está guardado no céu (v. 5). Essa boa notícia espalha esperança pelo mundo inteiro (v. 6). Ela é transmitida por pessoas comuns (v. 7). Não vem anjos do céu para leva-la. Essa boa notícia é o amor do Espírito de Deus (v. 8).

A igreja pode e deve viver focada em Cristo e no amor fraternal por causa do conhecimento de Deus e da sua vontade (v. 9). Conhecer a Deus permite ter uma vida que agrada ao Senhor, praticar boas ações e conhece-lo cada vez mais (v. 10).

Uma oração pelos discípulos!

Paulo orava pelos irmãos colossenses para que pudessem experimentar a força que vem do glorioso poder do Pai celestial (v. 11). Esse poder serve para dar paciência, afim de que as provações sejam superadas e para conceder a alegria da gratidão por pertencerem ao Reino de Deus (v. 12).

A grandeza do Cristo para a fé dos discípulos!

No sentido de entender o significado de Jesus, sua importância para a fé dos discípulos, o apóstolo Paulo mostra a natureza do Mestre dizendo que Ele é a razão da criação (v. 17). Antes de tudo existir, Ele já existia. Todas as coisas foram criadas em torno Dele. Tudo é para Ele. Jesus é a cabeça do corpo, e dá vida a igreja. O primeiro filho já ressuscitado (v. 18) para que tudo convergisse até Ele.

Por meio de Jesus o universo voltou para o Pai e a paz voltou a existir entre a criação e o Criador (v. 20). Tudo em Jesus é importante. Desde sua vida até a sua morte, tudo afetou a existência humana. Por meio da morte de Jesus os pecadores passaram a pertencer a Deus. Eles se livraram da culpa do pecado (v. 22). Então por isso os pecadores devem se manter fiéis a Jesus (v. 23).


Conclusão (aplicação)

Os discípulos de hoje podem permanecer fiéis a Cristo se não negociarem os valores que Jesus deixou. Para agradar o mundo e presentar uma pseudo-santidade, as vezes a igreja cria regras baseando-se na tradição completamente contrárias ao Evangelho puro e simples que Jesus ensinou. Seus ensinamentos foram bem específicos e talvez seja por isso haver controvérsias entre os discípulos, mesmo entre os mais dedicados.

Como os religiosos fariseus dos tempos de Jesus, os discípulos podem desenvolver uma doentia hipocrisia se limitarem suas vidas em preceitos humanos sustentados por regras com reivindicações espirituais. O excesso de regras pode levar ao legalismo, e isso faz com que Jesus seja cada vez menor dentro da vida cristã.

Se Cristo é mais importante, se todas as coisas giram existencialmente em torno Dele, se Ele é superior a tudo, não restam dúvidas que a fé só pode ser abastecida por ele e a vida cristã só direcionada por ele. Na verdade, não existe caminhada sem ele. Tudo que o ser humano precisa saber a respeito de Deus está revelado em Jesus Cristo. Tudo que os discípulos precisam para terem uma caminhada bem sucedida, é Jesus Cristo.

A igreja de hoje precisa refletir sobre o que a sustenta: As crianças ouvem mais sobre Jesus ou sobre Moisés? Os jovens são atraídos pela vida de Cristo ou por entretenimentos? A consolidação da vida do casal depende da quantidade de piadas contadas ou do poder transformador de Cristo na vida pessoal? O que enche a igreja, a salvação dos pecadores ou o conforto que ela oferece? Em Cristo Jesus teremos todas as respostas.

Posts recentes

Ver tudo

Há um só Deus! (Deuteronômio 6.4)

Assunto Geral: Deus. Assunto Específico (tema): Há um só Deus! Texto bíblico: Deuteronômio 6.4. Objetivo Geral: Evangelístico. Objetivo...

Comments


bottom of page