top of page

As obras que aperfeiçoam a fé! (Tiago 2.14-26)

  • Foto do escritor: PIBI
    PIBI
  • 18 de jul. de 2021
  • 4 min de leitura

Assunto Geral: Fé


Assunto Específico (tema): As obras que aperfeiçoam a fé!


Referência Bíblica: Tiago 2.14-26


Objetivo Geral: Evangelístico


Objetivo Específico: Mostrar as pessoas o perigo de termos uma fé apenas intelectual.


Proposição (grande ideia): A verdadeira fé é reconhecida pelo pela prática das boas obras.


Introdução (captação)

Um menino estava aprendendo a ver as horas no relógio de ponteiros. O pai, querendo incentivá-lo, o presenteou com um relógio de brinquedo, mas na hora ele não reparou que era de brinquedo.

Quando foi para a cama, naquela noite de sábado, deu-lhe corda e acertou-o com o relógio grande de parede, e então o colocou debaixo do seu travesseiro. De manhã, bem cedo, colocou a mão debaixo do travesseiro e pegou seu precioso relógio. Olhando o mostrador, na meia-escuridão, viu que o relógio marcava 8 horas. Saltou da cama e correu para o quarto dos pais gritando:

– Gente, já são oito horas! Nós vamos chegar atrasados na escola bíblica.

Mas o pai e a mãe não ficaram lá muito satisfeitos de serem acordados àquela hora, pois ainda eram cinco da manhã. Mandaram-no de volta para a cama e ele, entristecido, só então percebeu que o seu relógio, afinal, não era o que parecia ser. Por alguns momentos ficou acordado na cama, pensando no acontecido, e então se levantou, foi buscar uma chave de parafuso, e desmontou o presente.

Viu que embora o mostrador fosse bonito, ele percebeu que não tinha nenhuma daquelas “pecinhas” que um relógio de verdade tem, por isso não trabalhava. Naquela manhã, no culto matutino, o pastor falou sobre a passagem que diz que “a fé sem as obras é morta”.

– Você compreendeu o que o pastor disse, meu filho? – disse o pai, na hora do almoço.

– Sim, papai – respondeu o menino, ele falou sobre o meu relógio.

– Sobre o seu relógio, como assim? – indagou o pai, curioso.

– Sim, papai – disse o menino, o pastor falou que “a fé sem as obras é morta!”, igual ao meu relógio de brinquedo. Ele não trabalha, é um relógio morto!

Os três assuntos, fé, obras e salvação estão relacionados. Poderíamos falar sobre a fé, sobre as obras e sobre a salvação. Mas esta passagem bíblica nos convida a refletir a respeito da verdadeira fé, que é aperfeiçoada pelas boas obras e que efetivam a salvação. Vamos então refletir sobre a fé que produz obras e que está relacionada a salvação. Com isso teremos condições de enxergar melhor o caminho que nos conduz a vida eterna.


1. A fé que não salva:

a. Não desemboca na prática da piedade – Existem pessoas que se dizem cristãs, mas não amam estar na Presença do Pai, não se importam com as necessidades da igreja, não ligam para uma vida profunda de oração, não se apegam à Palavra de Deus, se dizem cristãs, mas não consagram suas vidas ao Pai;

b. É meramente intelectual – As pessoas com uma fé morta substituem obras por palavras. Elas têm discurso, mas não tem vida. Veja o exemplo: Uma pessoa não possui roupas próprias nem comida. O crente cuja fé está morta vê essa situação e não faz nada para resolver o problema do irmão necessitado, ainda que diga palavras bonitas de encorajamento;

c. Pode até sentir emoções – Tiago usa o exemplo dos demônios, eles crêem (sabem) e tremem (sentem). Crer e temer é saber e sentir emoção, mas isso não é suficiente para uma experiência salvadora. Saber quem é Jesus Cristo e chorar por seus pecados pode ser útil, mas também não é suficiente para a salvação. Os demônios crêem que há só Deus, crêem que a Bíblia é a Palavra de Deus, crêem que Jesus é o Filho de Deus, dobram seus joelhos perante ele, crêem na existência do inferno, nas penalidades do juízo final, porém mesmo assim estão perdidos, eternamente perdidos;

d. É uma fé incompleta – Uma fé que não foi aperfeiçoada pelas obras é incompleta, está morta, e uma fé morta não salva ninguém. Ortodoxia sem piedade produz morte. James Boyce diz que não podemos ser cristãos, e ao mesmo tempo, ignorar as necessidades dos outros. Não podemos ser indiferentes às necessidades do próximo e ainda dizer que somos cristãos.


2. A fé que salva:

a. Possui conteúdo e emoções puras – A questão não é a fé e sim o objeto da fé. Ter fé na fé não garante a salvação. Não é a fé em ídolos. Não é a fé nos ancestrais. Não é a fé numa confissão positiva. É a fé em Deus e em tudo que vem Dele;

b. Envolve a vontade e a prática – O exemplo do texto nos faz lembrar de Abraão e Raabe, dois personagens da galeria da fé (Hb 11). Ele era amigo de Deus e ela fazia parte do povo inimigo do Senhor. Para o Pai todos são iguais e para o nosso escândalo Ele trata ambos da mesma forma. Tanto Abraão, seu amigo, como Raabe, sua inimiga, só puderam ser aceitos e justificados pela fé. Mas não foi somente fé, porque eles só foram justificados por causa de suas atitudes;

c. É aperfeiçoada pelas boas obras – a fé verdadeira e que salva se traduz em boas ações. As boas obras não apenas apontam a existência da boa fé, como também agrega valor e significado a esta fé. As obras não salvam, mas aperfeiçoam a fé e evidenciam a salvação.


Conclusão (aplicação)

Conta-se que um grupo de profissionais empenhava-se freneticamente na construção de uma grande obra. Um engenheiro experimentado, constatou o alto risco do empreendimento e advertiu:

– Como está sendo construída, essa obra vai ruir!

Repetiu a advertência, vários dias seguidos, inutilmente. Todos olhavam desdenhosos, sem prestar atenção às suas explicações técnicas. Faltando pouco para ser concluída, a obra desmoronou, ruidosamente.

O engenheiro foi punido, severamente, por ter atraído mau agouro.

Estamos construindo uma grande obra em nossas vidas. Deus diz para termos o cuidado e não nos enganarmos, pois senão prejuízos tamanhos nos surpreenderão. Para não perder a sua vida escute e pratique os conselhos de Deus e sua vida será salva.

Posts recentes

Ver tudo
Há um só Deus! (Deuteronômio 6.4)

Assunto Geral: Deus. Assunto Específico (tema): Há um só Deus! Texto bíblico: Deuteronômio 6.4. Objetivo Geral: Evangelístico. Objetivo...

 
 
 
SOBRE NÓS

Uma igreja perto de você!

pibdeitaperuna@gmail.com

LOCALIZAÇÃO

(22) 3822-1500

 

Av. Cardoso Moreira, 691

Centro - Itaperuna-RJ

CEP: 28300-000

REDES SOCIAIS
  • Facebook ícone social
  • Instagram
bottom of page