top of page

Comprometidos em abençoar vidas! (Atos 16.16-34)

  • Foto do escritor: PIBI
    PIBI
  • 1 de dez. de 2019
  • 6 min de leitura

Assunto Geral: Abençoar

Assunto Específico (tema): Comprometidos em abençoar vidas!

Texto Bíblico: Atos 16.16-34 (NVI)

Certo dia, indo nós para o lugar de oração, encontramos uma escrava que tinha um espírito pelo qual predizia o futuro. Ela ganhava muito dinheiro para os seus senhores com adivinhações. Essa moça seguia a Paulo e a nós, gritando: “Estes homens são servos do Deus Altíssimo e lhes anunciam o caminho da salvação”. Ela continuou fazendo isso por muitos dias. Finalmente, Paulo ficou indignado, voltou-se e disse ao espírito: “Em nome de Jesus Cristo eu lhe ordeno que saia dela! ” No mesmo instante o espírito a deixou. Percebendo que a sua esperança de lucro tinha se acabado, os donos da escrava agarraram Paulo e Silas e os arrastaram para a praça principal, diante das autoridades. E, levando-os aos magistrados, disseram: “Estes homens são judeus e estão perturbando a nossa cidade, propagando costumes que a nós, romanos, não é permitido aceitar nem praticar”. A multidão ajuntou-se contra Paulo e Silas, e os magistrados ordenaram que se lhes tirassem as roupas e fossem açoitados. Depois de serem severamente açoitados, foram lançados na prisão. O carcereiro recebeu instrução para vigiá-los com cuidado. Tendo recebido tais ordens, ele os lançou no cárcere interior e lhes prendeu os pés no tronco. Por volta da meia-noite, Paulo e Silas estavam orando e cantando hinos a Deus; os outros presos os ouviam. De repente, houve um terremoto tão violento que os alicerces da prisão foram abalados. Imediatamente todas as portas se abriram, e as correntes de todos se soltaram. O carcereiro acordou e, vendo abertas as portas da prisão, desembainhou sua espada para se matar, porque pensava que os presos tivessem fugido. Mas Paulo gritou: “Não faça isso! Estamos todos aqui! ” O carcereiro pediu luz, entrou correndo e, trêmulo, prostrou-se diante de Paulo e Silas. Então levou-os para fora e perguntou: “Senhores, que devo fazer para ser salvo? ” Eles responderam: “Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa”. E pregaram a palavra de Deus, a ele e a todos os de sua casa. Naquela mesma hora da noite o carcereiro lavou as feridas deles; em seguida, ele e todos os seus foram batizados. Então os levou para a sua casa, serviu-lhes uma refeição e com todos os de sua casa alegrou-se muito por haver crido em Deus.

Objetivo Geral: Consagração.

Objetivo Específico: Mostrar a igreja que precisamos nos comprometer com as pessoas para abençoá-las.

Proposição (grande idéia): Para abençoar vidas precisamos estar comprometidos com a causa, ainda que isso custe o que temos de maior valor.

Introdução (captação)

Paulo e Silas estavam presos na cidade de Filipos na Macedônia por serem comprometidos e pregarem a fé em Jesus. Eles expulsaram o demônio de uma mulher e foram lançados no cárcere pois os patrões daquela mulher eram poderosos e se mobilizaram para se vingar dos dois amigos. Na prisão Paulo e Silas abençoava os presos orando e cantando hinos. Um terremoto quase destruiu aquele lugar. O carcereiro imaginando que todos haviam fugido ia se suicidar, pois se perdesse os presos ele pagaria com a própria vida. Para a sua surpresa todos estavam ali pela influencia de Paulo e Silas. O carcereiro e sua família ouviram falar de Jesus, se converteram, foram batizados e foram abençoados.

Um bom exemplo de como podemos abençoar hoje em dia aconteceu na escola Parkrose, em Portland, Oregon (EUA), Keanon Lowe, guarda de segurança e treinador, desarmando abraçou Angel Granados Diaz. O jovem estava com uma espingarda e, segundo relatos, ele tentaria suicídio no local. O episódio aconteceu no dia 17 de maio, mas o vídeo foi recentemente divulgado. A cena causou comoção em diversos países. “Eu só queria que ele soubesse que eu estava lá por ele. Eu disse a ele que estava lá para salvá-lo. Eu estava lá por um motivo e que essa é uma vida digna de ser vivida”, disse Lowe à NBC News. Os promotores e o advogado de Granados Diaz confirmaram que ele era ex-aluno e foi à escola para se matar. Ele vai responder por possuir arma de fogo carregada em prédio público e passa por tratamento psicológico. Ninguém ficou ferido.

  1. Quem são as vidas que precisam ser abençoadas?!

Existem muitas vidas que precisam de algum tipo de ajuda. Vidas de justos e vidas de ímpios. Nosso alvo é abençoar estes dois tipos de pessoas como o próprio Deus faz, pois abençoa justos e ímpios (Mateus 5.45). Paulo e Silas estavam em Filipos na Macedônia e ali eles abençoaram uma mulher piedosa chamada Lídia, mas quando foram presos e ficaram junto às pessoas provavelmente criminosas, não mudaram seu jeito de ser. Na prisão eles oravam e cantavam, e as pessoas ali eram abençoadas ouvindo. Músicos abençoam vidas quando usam seus ministérios onde existem pessoas justas e ímpias.

Devemos abençoar vidas conhecidas e desconhecidas. Paulo e Silas se dirigiram para a Macedônia movidos por uma visão da providência divina. Eles não conheciam aqueles moradores, mas sabiam que eles eram seus alvos para abençoar. As pessoas que conhecemos precisam ser abençoadas por nós, mas não restrinja sua mão abençoadora apenas àqueles que você conhece. Existem pessoas que não conhecemos, mas durante o dia podemos cruzar seus caminhos e este cruzamento pode ser importantíssimo na vida de alguém.

Abençoar também vidas que a nosso ver merecem ser abençoadas e vidas que a nosso ver não merecem ser abençoadas. O nosso papel não é definir o merecimento ou não e sim abençoar. O mais importante é abençoar. Paulo e Silas não perderam tempo pensando se as pessoas naquela prisão mereciam ou não serem abençoadas. Abençoá-las dependia muito mais deles do que das outras pessoas. Da mesma forma abençoar só depende de nós e não das outras pessoas.

  1. Como podemos abençoar estas vidas?!

Muitas podem ser as maneiras de abençoar. Pode ser uma palavra encorajadora para quem está desanimado, ou quem sabe uma simples companhia que fala por si só. As pessoas naquela prisão em Filipos provavelmente estavam desalentadas. As orações e o hino cantado por Paulo e Silas foram tão confortantes que após o terremoto todos os presos permaneceram ali. O carcereiro estava prestes a cometer um suicídio, mas Paulo o abençoando dando a ele uma palavra que o fez desistir da sua precipitada decisão.

Abençoamos quando mandamos uma boa mensagem a alguém conhecido ou ligamos ou ligamos para saudar um aniversariante. Podemos abençoar de várias formas, com uma música boa, com uma reflexão coerente e até com uma brincadeira sadia. Mas passar adiante informações inverídicas, que só servem para tentar manipular o pensamento das pessoas ou denegrir a imagem de alguém, não é abençoar, e sim amaldiçoar.

Podemos ainda abençoar pessoas ajudando se necessário a quitar uma dívida, adquirir roupas, remédios, alimentos e até onde dormir. A Bìblia diz que não podemos ser devagar no cuidado (Romanos 12.11). Quem precisa de ajuda tem urgência e às vezes não sabe como pedir ajuda. Não devemos dissociar o assistencialismo social da prática do Evangelho. Ele não completa o Evangelho, mas é o Evangelho em ação e ajuda a entender a salvação operada por Deus.

E por fim, abençoamos as pessoas quando compartilhamos Jesus com elas e oramos por suas vidas. Quanto mais Paulo e Silas abençoavam mais oportunidades de serem bênçãos em outras vidas surgiam. O carcereiro ouviu o Evangelho juntamente com a sua família e naquela mesma noite foram abençoados com a ministração dos batismos. Crê no Senhor Jesus foi palavra abençoadora de Paulo ao carcereiro e esta simples frase pode abençoar profundamente a vida das pessoas.

  1. O que é estar comprometidos em abençoar vidas?!

Mas para abençoar vidas precisamos de comprometimento com a causa. Abençoar precisa ser visto como um propósito de vida. Este propósito espelha-se no Criador, que por sua Suficiência poderia ser um Deus sozinho, mas preferiu ser Deus conosco. Ele escolheu dar vida e abençoar sua criação. Logo, a razão de viver é dar ao que não tem, compartilhar o que temos, abençoar vidas. Paulo e Sila estavam cheios de fé, e por isso puderam compartilhar a sua fé. Quem tem paz dê paz. Quem tem alegria dê alegria. Quem tem salvação dê salvação. quem tem amor dê amor. quem tem fé, dê fé.

O comprometimento é integral. Paulo e Silas eram comprometidos ao ponto de irem para a prisão por pregar o Evangelho. Toda a vida precisa estar disponível para abençoar vidas. Só seremos comprometidos realmente em abençoar vidas quando nosso tempo, nossos bens, nossos talentos, nossos recursos, nossa inteligência e nossas orações trabalharem pela vida de alguém.

Conclusão (aplicação)

Pense em sua família como alvo de sua bênção. Não se esqueça de suas amizades, ore por elas e se precisarem de alguma coisa que estiver ao seu alcance abençoe. Quando cruzar com alguém desconhecido trate-a bem, como você gostaria que fosse tratado.

Se todos os irmãos e irmãs da nossa igreja se dispuserem para abençoar, este povo será impactado pelo poder de Deus. Se nossas postagens causar reflexão e despertar a fé muitas pessoas se converterão.

Mas tudo isso só será possível se houver comprometimento, e isto não funciona se apenas estiver presente em nossas palavras. Para funcionar isso precisa se tornar real e uma prática entre nós. São nossas atitudes que fará a bênção acontecer na vida de muitas pessoas.

Posts recentes

Ver tudo
Há um só Deus! (Deuteronômio 6.4)

Assunto Geral: Deus. Assunto Específico (tema): Há um só Deus! Texto bíblico: Deuteronômio 6.4. Objetivo Geral: Evangelístico. Objetivo...

 
 
 
SOBRE NÓS

Uma igreja perto de você!

pibdeitaperuna@gmail.com

LOCALIZAÇÃO

(22) 3822-1500

 

Av. Cardoso Moreira, 691

Centro - Itaperuna-RJ

CEP: 28300-000

REDES SOCIAIS
  • Facebook ícone social
  • Instagram
bottom of page