Assunto Geral: Visita
Assunto Específico (tema): O Senhor nos visitará!
Texto Bíblico: Malaquias 3
Objetivo Geral: Consagração
Objetivo Específico: A visita do Senhor é uma oportunidade de restauração.
Proposição (grande ideia): A visita do Senhor é uma promessa, que se cumprirá quando Ele enviar seu mensageiro, e se ouvirmos sua mensagem seremos purificados e enfim poderemos agradar a Deus.
Introdução (captação)
Como é bom receber alguém em nossa casa, embora alguns prefiram visitar e ir até a casa dos seus conhecidos. Toda visita tem um motivo, realçar o valor do relacionamento. Preparamos para a visita um banquete ou um presente, mas isso é de menos, porque o mais importante é o momento de diálogo que o tempo não pode medir. Quando percebemos a hora já passou e o gostinho de quero mais permanece. As vezes o assunto da visita é alegre, em outros momentos é sofrimento. Mas isso só mostra novamente o valor da visita pela importância dos relacionamentos.
Desenvolvimento
A promessa
O Senhor prometeu visitar o seu povo. Esta visita seria precedida por um mensageiro que viria preparar o caminho. No contexto do livro de Malaquias vemos um acontecimento daquela época que muito se assemelha conosco atualmente. No passado as pessoas esperavam a visita do Senhor para que Ele pudesse fazer alguma coisa e mudar o mundo. Só que ao invés de esperarem Deus fazer, eles é que precisavam fazer e não esperar Deus fazer. Era competência e responsabilidade deles e transferir essa responsabilidade para Deus é maldade.
A questão do mal, da opressão, da injustiça, das condições desfavoráveis, pensamos que é Deus quem vai resolver, quando na verdade, não é Ele quem precisa se manifestar, e sim nós, como sal da terra e luz do mundo.
Através de João, o batista, o caminho foi preparado. O profeta pregou arrependimento e mudança de vida. Tudo estava pronto para a visita do Senhor.
A purificação
Pensamos que a visita do Senhor seria o nosso fim. Que de alguma forma, ela viria para nos eliminar definitivamente por causa da nossa imperfeição, por causa dos nossos pecados. Mas diferente do que nós pensamos a visita do Senhor é como se fosse uma nova oportunidade que Ele nos concede. Sua visita é mais uma expressão de amor e paciência, e mostra o quanto o Senhor deseja que nos aproximemos Dele.
Sua visita produz purificação. As ofertas do povo de Israel do passado eram contaminadas porque o coração do ofertante estava contaminado. Nossas ofertas de hoje só serão aceitas pelo Senhor se forem purificadas, mas elas só assim serão se os nossos corações forem primeiramente.
Mas do quê seremos purificados? Certamente do que contaminou nossas ofertas. Pensando no contexto de Malaquias, o que teria contaminado as ofertas foi o materialismo e o egoísmo. Suas ofertas não foram aceitas porque presos ao amor as riquezas deixaram de oferecer o seu melhor ao Senhor, e pensando mais em suas comodidades do que nas necessidades dos outros roubavam o dízimo. Por isso, a purificação que o Senhor deseja fazer em nós está relacionada com a libertação do materialismo e do egoísmo.
Depois que o Senhor nos visitar estaremos livres dos males que nos afastam dele e poderemos oferecer o que realmente lhe agrada. Nesta passagem, o Senhor novamente promete testemunhar contra quem o desagradar. Esta insatisfação ficou muita clara na lista das atitudes que trazem juízo: roubo do órfão, da viúva e do estrangeiro. Feiticeiros, adúlteros e os que proferem falso testemunho e os que exploram trabalhadores também são denunciados.
Por que combatemos com tanta força os pecados sexuais e não fazemos o mesmo com os pecados sociais? Por que condenamos os adúlteros e não fazemos o mesmo com os empresários que exploram os trabalhadores? Por que abominamos os feiticeiros, mas não os homens que deixam sua família sem amparo? Por que censuramos os viciados mas não agimos contra os mentirosos?
Relativizamos os mandamentos. Os pecados que outros cometem nós condenamos, mas os pecados que nós cometemos, arrumamos desculpas ou escondemos. Para um encontro pessoal com o Senhor esse nosso caminho precisa ser aplanado. Para recebermos o Senhor estas coisas precisam ser niveladas.
Conclusão (aplicação)
A promessa da visita foi feita primeiramente a Israel, mas também a toda humanidade. Em Jesus, Deus, visitou Israel, mas não só Eles, e sim também toda a humanidade. Podemos receber a visita do Senhor quando recebemos Jesus. Quando Ele entra em nossas vidas, muita coisa deve mudar, porque o nosso propósito é agradar Deus, e se obedecermos os ensinos de Jesus vamos alcançar este objetivo.
Jesus realmente entrou na sua vida? O quanto você conhece e está disposto e seguir o que Jesus ensinou? Você está comprometido com Jesus mais do que qualquer outra coisa? A nossa oração para hoje é a fim de que Jesus nos visite e mude a história das nossas vidas para que possamos agradar a Deus.
Comments