top of page

Os benefícios da Presença do Senhor!

Assunto Geral: Presença do Senhor


Assunto Específico (tema): Os benefícios da Presença do Senhor!


Texto Bíblico: 1 Crônicas 13, 15 e 16


Objetivo Geral: Consagração


Objetivo Específico: Ajudar as pessoas a entenderem que a Presença de Deus afeta diretamente nossas vidas e desperta sentimentos e atitudes dentro de cada um.


Proposição (grande ideia): Quando a presença de Deus entra na existência humana traz a ela toda a plenitude do que é divino.


Introdução (captação)

No AT a arca da aliança simbolizava a presença de Deus. Na época de Saul ela ficou esquecida, tanto a aliança como a presença do Senhor. Davi, o rei posterior, foi despertado para resgatar o valor da arca e reacender no povo a consciência de que Deus estava presente em suas vidas. Ele criou um plano para levar a arca para Jerusalém, a capital do reino, o centro da adoração. Este episódio nos ensina muitas coisas a respeito da presença de Deus.


A Presença do Senhor traz alegria! (13.8: Então Davi e todo o povo começaram a dançar com todas as suas forças em louvor a Deus. Eles cantavam e tocavam instrumentos musicais, isto é, harpas, liras, tambores, pratos e trombetas)

O cortejo que carregava a arca da aliança era embalado por louvores e instrumentos musicais. Davi e todo o povo dançavam como todas as suas forças. Eles não dançavam simplesmente porque instrumentos musicais eram tocados, mas por que sabiam que a presença de Deus estava com eles. Isso que dizer que a alegria não é produzida pelas habilidades das pessoas e sim pela consciência da presença de Deus.


A Presença do Senhor traz temor! (13.12: Então Davi ficou com medo de Deus e disse: —E agora como poderei levar comigo a arca da aliança?)

A arca foi levada por carros de boi, mas não era assim que isso deveria acontecer. Em 15.2 a Bíblia mostra que a arca deveria ser tratada com zelo, pois simbolizava algo muito importante para o povo de Deus, ela deveria ser carregada por pessoas consagradas para isso. Um dos bois tropeçou e a arca iria cair ao chão, mas um dos homens que conduzia os animais, Uzá, segurou a arca para que isso não acontecesse. A Bíblia diz que Deus ficou irado e tirou a vida de Uzá. O lugar ficou chamado de Perez-Uzá, que significa, a infração de Uzá. Isso mostra que boas intenções não são suficientes para servir a Deus, é necessário que façamos do jeito que Ele ensinou.


A Presença do Senhor traz santificação! (15.1: Para o seu próprio uso, Davi construiu casas na Cidade de Davi. Também preparou um lugar para a arca da aliança de Deus e armou uma barraca para ela.)

Davi fez uma consulta e percebeu onde havia errado. Ele corrigiu seus erros e continuou o propósito de levar a arca para Jerusalém. O texto descreve com muito cuidado e carinho que Davi preparou as pessoas certas para levarem a arca, e um lugar para recebê-la, simples, mas preparado especialmente para receber a arca da aliança. A Presença de Deus é conseqüência da aliança que Ele fez com a humanidade. A aliança está garantida pela graça do Pai. É necessário preparar um lugar, um lugar no coração, um lugar no dia, um lugar na vida, para a presença de Deus. Ela é especial e inegociável.


A Presença do Senhor traz bênçãos! (13.14: A arca ficou ali três meses, e Deus abençoou a família de Obede-Edom e tudo o que era dele.)

Enquanto o povo se recuperava do que havia acontecido com Uzá e repensava no que fazer, a arca acabou ficando alguns meses na casa de Obede Edom. Diz a Bíblia que enquanto esteve lá sua família foi abençoada. A idéia do texto é mostrar realmente que a presença de Deus, de alguma forma, o fez prosperar. Este foi mais um motivo para continuar o plano e levar a arca da aliança para Jerusalém, afinal, as bênçãos deveriam ser compartilhadas com todo o povo. A presença de Deus é uma força viva, dinâmica, capaz de mover todas as vidas.


A Presença do Senhor traz comunhão! (15.28: E assim todos os israelitas subiram até Jerusalém, acompanhando a arca com gritos de alegria, ao som de trombetas, de cornetas feitas de chifre de carneiro, de pratos e de música de harpas e liras.)

Depois que tudo estava pronto para levar a arca até Jerusalém o povo todo se uniu neste propósito. Eles prepararam suas roupas e seus instrumentos. Tocavam, cantavam, e dançavam pela alegria proporcionada pela presença do Senhor. Davi estava tão empolgado que quase ficava nu. Todos os envolvidos no propósito estavam em comunhão, unidos mentalmente, mas quem não tinha o propósito não experimentava a comunhão e errou praticando o julgamento injusto. Mical, mulher de Davi, o criticou por sua empolgação, mas o Senhor a repreendeu e ela ficou estéreo. Assim o Senhor mostrou que está sujeito ao erro quem vive fora da comunhão, quem não compartilha do mesmo propósito, de se valorizar a presença de Deus no meio do seu povo.


Conclusão (aplicação)

Por mais que as circunstâncias da vida sejam desfavoráveis nós temos na presença do Pai a garantia de experimentarmos uma grande alegria com Ele. Doentes, pobres e injustiçados encontrarão na presença de Deus a alegria que procuram na vida. O amor que temos em relação a Ele nos leva a temê-lo e procurar a conhecer o que Ele tem a nos ensinar. É em sua presença que somos aperfeiçoados, confessamos e nos arrependemos dos nossos erros. Não existe bênção maior do que ter a presença de Deus conosco 24 horas por dia. E todos que priorizam essa presença vivem em comunhão uns com outros. Depois que tudo aconteceu um poema foi composto, detalhando o ocorrido. Até hoje ele nos inspira a apreciar e corresponder à presença de Deus: Cantem ao SENHOR, todos os povos da terra. Anunciem todos os dias que ele nos salvou. Falem da sua glória às nações; contem a todos os povos as coisas maravilhosas que ele tem feito. O SENHOR é grande e merece todo o nosso louvor; ele deve ser temido mais do que todos os deuses. Pois os deuses das outras nações são somente ídolos, mas o SENHOR fez os céus. Ele está cercado de glória e majestade; poder e beleza enchem o seu Templo. Louvem o SENHOR, todos os povos da terra! Louvem a sua glória e o seu poder. Dêem ao SENHOR a honra que ele merece; tragam uma oferta e entrem nos pátios do seu Templo. Curvem-se diante do Santo Deus quando ele aparecer; trema diante dele, toda a terra. A terra está firme no seu lugar e não pode ser abalada. Alegre-se a terra, e fique contente o céu. Digam em todas as nações: “O SENHOR é Rei! ”Ruja o mar e todas as criaturas que nele vivem. Alegrem-se os campos e tudo o que há neles. Então as árvores dos bosques gritarão de alegria diante do SENHOR, pois ele vem governar a terra. Dêem graças ao SENHOR porque ele é bom, e o seu amor dura para sempre. Digam a ele: “Liberta-nos, ó SENHOR, nosso Salvador! Ajunta-nos e tira-nos do meio dos pagãos. Assim nós te daremos graças e com prazer te louvaremos, ó Santo Deus.” Louvemos o SENHOR, o Deus de Israel. Louvem o SENHOR agora e sempre. (1 Crônicas 16.23-35). Hoje não temos mais a arca da aliança para simbolizar a presença de Deus, mas temos algo muito melhor, a sua promessa. Ele nos deixou o Seu Espírito Santo, que é a Sua presença em nós. Todos esses benefícios podemos experimentar hoje, agora mesmo, basta nos conscientizarmos que Ele habita em nosso ser. E se alguém ainda não o recebeu em sua vida, é só preparar um lugar e convidá-lo a entrar.

Posts recentes

Ver tudo

Há um só Deus! (Deuteronômio 6.4)

Assunto Geral: Deus. Assunto Específico (tema): Há um só Deus! Texto bíblico: Deuteronômio 6.4. Objetivo Geral: Evangelístico. Objetivo...

SOBRE NÓS

Uma igreja perto de você!

pibdeitaperuna@gmail.com

LOCALIZAÇÃO

(22) 3822-1500

 

Av. Cardoso Moreira, 691

Centro - Itaperuna-RJ

CEP: 28300-000

REDES SOCIAIS
  • Facebook ícone social
  • Instagram
bottom of page