top of page

Pense nas coisas lá do alto! (Colossenses 3.1-17)

Atualizado: 11 de abr. de 2022

Assunto Geral: Maneira de viver


Assunto Específico (tema): Pense nas coisas lá do alto!


Texto Bíblico: Colossenses 3.1-17


Objetivo Geral: Pastoral


Objetivo Específico: Mostrar a diferença entre a maneira de viver de acordo com os costumes deste mundo e a comunhão com Cristo.


Proposição (grande idéia): Por já estarmos ressuscitados com Cristo, devemos nos interessar pelas coisas que estão onde Cristo está.


Introdução (captação)

Certa vez um pregador contou a seguinte ilustração: uma abelha foi colocada em um pote com a tampa fechada. Depois de algum tempo a tampa foi aberta, porém mesmo assim a abelha não conseguiu sair do vidro. Ela ficou voando, dando voltas e mais voltas, sem saber que a solução, o caminho para a saída e liberdade era para cima. Da mesma forma a experiência humana se encontra dando voltas e mais voltas. Todos nós precisamos descobrir que a saída para uma vida salva e realmente liberta consiste em olhar para cima.


Viver de acordo com o mundo ou viver de acordo com o céu?

Existe uma diferença na maneira de viver entre os costumes deste mundo e a comunhão com Cristo.

Pensar nas coisas lá do alto é colocar os interesses nas coisas do céu. Não quer dizer que não devemos nos importar com as coisas aqui do mundo, mas viver neste mundo com o padrão celeste. Russell Shedd dizia, “Viva com os pés na terra, mas com o coração no céu”.

Por já estarmos ressuscitados com Cristo, devemos nos interessar pelas coisas que estão onde Cristo está. Se já fomos ressuscitados para uma nova vida devemos ter uma nova maneira de viver. É o batismo espiritual que promove o início dessa transformação.


A melhor maneira de viver está escondida e ainda será revelada!

Quem já morreu com Cristo, tem sua vida escondida Nele, que é a verdadeira vida. Quem vive para os outros não vive bem. Quem vive para si também não vive bem. Quem vive de acordo com os costumes deste mundo para agradar a maioria, não vive bem. A verdadeira vida é com Cristo.

Quando Cristo vier nossa vida aparecerá com Ele. Agora parece o correto viver de acordo com os costumes deste mundo, e a comunhão com Cristo aparece uma contra-cultura, mas quando o Reino de Cristo aparecer o padrão será a comunhão com Ele.

Porque já morremos e ressuscitamos em Cristo, e por causa da iminente manifestação do Reino de Deus, nós devemos buscar o padrão do céu e viver pela comunhão com Cristo. Por isso alguns desejos precisam morrer dentro de nós: a imoralidade sexual, a indecência, as paixões más, os maus desejos, a cobiça e etc.

Quem pratica estas coisas está desobedecendo a Deus e seu castigo cairá sobre elas. Embora hoje esses comportamentos maus não sejam punidos pela justiça humana, não escaparão do juízo divino.


Viver em comunhão com Cristo é ter uma vida transformada!

Antes de conhecer a Cristo estas coisas existiam em nossas vidas, mas depois de conhecer a Cristo estas coisas precisam morrer porque fazem parte desta vida e não do alto.

Os pecados que precisamos abandonar é muito mais do que aquela lista decorada de dois nomes que usamos para condenar os outros. Antes, essa é uma lista que precisa ser interiorizada por cada um de nós. A velha natureza precisa ser abandonada, pois nela há raiva, paixão, ódio, insulto, mentira e etc.

Deus nos fez novas pessoas, renovadas constantemente, para que possamos conhecê-lo completamente. Espiritualmente ninguém pode ficar desanimado. Não acontece um desgaste espiritual. Não se torna enfadonha a caminhada com Cristo.

Por causa disso, somos todos iguais, sem distinção de religião, classe e condição social. Nossas relações não se baseiam em hierarquias, um manda e o outro obedece. Todos estamos debaixo da autoridade de Cristo, numa realidade de iguais.

A comunhão com Cristo não apenas exclui das nossas vidas o que é ruim, mas também acrescenta o que é bom e positivo. Como não pertencemos mais aos costumes deste mundo, só podemos pertencer a Deus, e como seu povo devemos nos vestir de misericórdia, de bondade, de humildade, de delicadeza, de paciência e de amor.

O amor é a principal virtude da fé cristã. O amor une todas as coisas. O amor une os pecadores a Deus. O amor une as pessoas deste mundo ao céu. O amor une o agressor ao ofendido. O amor une a velha pessoa à nova, passando pelo processo de transformação.


Subindo para o nível céu!

Se a nossa vida fosse um avião, os pilotos se chamariam paz e gratidão. A paz e a gratidão devem dirigir nossas vidas. O objetivo, o foco, o destino é a paz e a gratidão, por isso em todas as coisas buscamos comportamentos que levem a paz e a gratidão.

O padrão do Reino deve ser evidente entre nós. Ensine a mensagem de Cristo uns aos outros com sabedoria. Cantemos os salmos, os hinos e os cânticos espirituais com gratidão. O ensinamento deve ser com sabedoria e o cântico com gratidão.

Tudo que faremos ou diremos deve vir de Cristo. Se aquilo que queremos dizer, Jesus não diria, também não devemos dizer. Se aquilo que queremos fazer, Jesus não faria, então não devemos fazer.

Através de Jesus, podemos conhecer e obedecer ao Pai. E também através Dele podemos agradecer ao Pai, ou seja, quando conhecemos a Cristo encontramos a verdadeira vida e o padrão do céu, e isso traz contentamento, por isso devemos agradecer ao Pai por ter nos enviado a Cristo.


Conclusão (aplicação)

De que maneira você tem vivido? Para onde você tem olhado? Onde está o seu foco? Qual é o seu objetivo? O que mais te interessa hoje? Existem várias maneiras de viver, só que a melhor é olhando para cima.

Criamos várias expectativas ao olhar para cima? Expectativa na área da saúde, da segurança, da riqueza, mas a expectativa que o texto nos ensina é comportamental, para colocarmos dentro da nossa vida. A maneira de viver é a coisa mais importante que temos e escolher a comunhão Cristo é a melhor escolha que podemos fazer.

Posts recentes

Ver tudo

Há um só Deus! (Deuteronômio 6.4)

Assunto Geral: Deus. Assunto Específico (tema): Há um só Deus! Texto bíblico: Deuteronômio 6.4. Objetivo Geral: Evangelístico. Objetivo...

Comments


bottom of page